A história do prédio da EPCAR
EPCAR em 1949

No prédio onde hoje funciona a EPCAR, antes de ser ocupado pela FAB, pertenceu a outras escolas de relevância nacional.

No período imperial, em 1874, os sacerdotes João Ferreira de Castro e Marcelino José Ferreira, inauguraram o prédio, com o Colégio Providência. Funcionou até 1881.

Em 1882, o Barão de Macaúbas comprou o prédio, e inaugurou o Colégio Abílio, que funcionou até 1888.

Por um curto período, voltou a funcionar o Colégio Providência, mas, em 1890, o prédio e terreno foram doados ao estado de Minas Gerais, para funcionar ali, o Ginásio Mineiro de Barbacena.

Em 1912, o prédio foi doado ao Governo Federal, para instalar o Colégio Militar de Barbacena. Que funcionou de 1913 a 1925. Então, o Ginásio Mineiro voltou para o local, e em 1943, se tornou o Colégio Estadual de Barbacena.

Em 1941, foi criado o Ministério da Aeronáutica, unificando a Aviação Naval, da Marinha do Brasil, e a Aviação Militar, do Exército Brasileiro, criando as Forças Aéreas Nacionais, que passou a se chamar, ainda no mesmo ano, de Força Aérea Brasileira – FAB.

Em 1948, o Brigadeiro Guedes Muniz, visitou o Colégio Estadual de Barbacena, gostou do local, e solicitou o apoio do Deputado José Bonifácio Lafayette de Andrada, para que a FAB instalasse ali a nova escola.

Em 1949, com o Decreto nº 26.514, do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o prédio passou a ser ocupado pelo Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Mas, como precisava de reformas, a nova Instituição iniciou as suas atividades, provisoriamente, no dia 28 de abril de 1949, na Escola Técnica de Aviação, em Guaratinguetá em São Paulo.

A primeira turma foi constituída de 201 pré-cadetes, nome dado aos alunos na época, e o primeiro Diretor foi o Maj Av Carlos Alberto Ferreira Lopes.

Em 21 de maio de 1950, com a Lei 1.105, o CPCAR foi transformado em Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Mantendo o período de três anos letivos, o regime de internato com o objetivo de educar e instruir os candidatos ao Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Escola de Aeronáutica.

O Major-brigadeiro Doorgal Borges, patrono do Aeroporto de Barbacena, ajudou na consolidação da criação da EPCAR, que comandou de 11 de fevereiro de 1952 a 6 de outubro de 1954.

A EPCAR é um dos maiores centros de Ensino Médio do País e da América do Sul, e já formou mais de 17 mil alunos desde sua criação.




Fonte: Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica - INCAER

Matéria enviada por Romulo Palma da Silva