O dia 19 de novembro de 2009 foi marcado pela solenidade de comemoração dos quarenta anos de criação do COMGAP - Comando-Geral de Apoio. O evento, ocorrido no Parque de Material Aeronáutico do Galeão - PAMA GL -, contou com a presença de várias personalidades civis e militares. Entre as quais, o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, que presidiu a solenidade, e o Comandante-Geral de Apoio, Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Gomes Leite Filho.

 


No palanque, nove dos ex-comandantes do COMGAP.

 

Durante a solenidade, alguns militares foram agraciados com a Medalha Militar e com o título de Graduado e Praça Padrão; foram os que se destacaram em 2009 pelos relevantes serviços prestados à corporação. Além destes, dez oficiais-generais que já estiveram à frente do comando do COMGAP, ao longo da sua brilhante trajetória, também receberam homenagens. Foram eles:

Ten Brig do Ar PAULO VICTOR DA SILVA (REPRESENTADO PELA ESPOSA)

Ten Brig do Ar RODOPIANO DE AZEVEDO BARBALHO

Ten Brig do Ar OCTÁVIO JÚLIO MOREIRA LIMA

Ten Brig do Ar HUMBERTO ZIGNAGO FIÚZA

Ten Brig do Ar ENIR DE SOUZA PINTOM

Ten Brig do Ar NELSON DE SOUZA TAVEIRA

Ten Brig do Ar LUIZ CARLOS DA SILVA BUENO

Ten Brig do Ar MARCOS VINICIUS SFOGGIA

Ten Brig do Ar JUNITI SAITO

Ten Brig do Ar PAULO ROBERTO ROHRIG DE BRITTO

 


Ex-comandantes do COMGAP posicionados para receberem homenagem.

 


Ten Brig Ar Moreira Lima recebendo homenagem.

 


Atual Comandante da Aeronáutica, Ten Brig Ar Juniti Saito, ao receber homenagem.

 

A homenagem devida ao Ten Brig do Ar Paulo Victor foi recebida por sua esposa, que o representou.

 


Dra. Eliana Helena recebe homenagem a que fez jus seu esposo, Ten Brig Ar Paulo Victor.

 


Ten Brig Ar Leite no momento do discurso.

 

Na ocasião, foi a seguinte a Ordem do Dia lida pelo Ten Brig do Ar Leite:

 

ORDEM DO DIA ALUSIVA AO 40º ANIVERSÁRIO DO COMGAP

        “Portaria nº 084/GM7, de 18 de novembro de 1969. Fica ativado, no Ministério da Aeronáutica, o Comando-Geral de Apoio, sediado, provisoriamente, no Estado da Guanabara.”

            Com essas poucas palavras, mas de grande significado institucional, a Força Aérea Brasileira escrevia mais um capítulo nos autos de sua gloriosa história. Hoje, nas comemorações alusivas ao 40º aniversário do COMGAP, apraz-me dirigir algumas palavras a todos os seus integrantes, de ontem e de hoje.

            Se atualmente usufruímos desta magnífica estrutura, devemos enaltecer aqueles homens e mulheres que forjaram na têmpera de seus trabalhos o COMGAP que hoje conhecemos.

Ao homenagear os ex-comandantes, queremos demonstrar o nosso apreço pela liderança e pela maneira com que conduziram a difícil tarefa da logística e, também, o nosso testemunho pelo legado de dedicação, profissionalismo e altruísmo em prol deste Comando-Geral.

Hoje, em especial, destacamos a pessoa do Tenente-Brigadeiro Paulo Victor da Silva, atualmente, o mais antigo ex-comandante do COMGAP.

Figura ímpar da Força Aérea Brasileira, o Ten Brig Paulo Victor foi um dos grandes empreendedores da FAB, que, com sua visão de futuro, participou ativamente de grandes decisões no campo aeronáutico e espacial.

Ainda como Coronel, assumiu a direção do CTA, onde implementou o programa de foguetes de sondagem, desenvolveu o projeto Bandeirante e liderou as gestões para a criação da EMBRAER. Como diretor da então DEPV, elaborou o plano que resultou na criação do Instituto de Proteção ao Vôo, órgão esse de importância vital na capacitação dos profissionais da proteção ao vôo.

Como não poderia deixar de ser, foi durante a sua gestão no COMGAP que foi criada a então Diretoria de Material Bélico, competindo-lhe a consecução da Política de Apoio Logístico na área de material bélico.

Neste evento, o Ten Brig Paulo Víctor está representado pela sua digníssima esposa, Drª Eliana Helena Sales Santana – Obrigado pela presença.        

Em um mundo em constante transformação, onde os acontecimentos de caráter político, econômico e tecnológico têm afetado nações, governos e instituições, o Comando-Geral de Apoio destaca-se por sua capacidade de atualizar-se e manter-se pronta para superar os desafios que se apresentam neste novo milênio. E eles são muitos!

A articulação da Força Aérea Brasileira, advinda da Estratégia Nacional de Defesa, bem como o vertiginoso desenvolvimento no campo aeronáutico, seus equipamentos e sistemas integrados de altíssima tecnologia exigirão de todos nós muito mais do que o basal previsto nos manuais e regulamentos. A sinergia do conhecimento, a capacitação continuada e a criatividade serão os alicerces para que continuemos honrando a tradição de profissionalismo e eficiência deste Comando-Geral. 

A logística foi e sempre será o fator fundamental nos destinos da guerra, assumindo enorme responsabilidade no sucesso ou fracasso das operações, pois identifica e adota ações dinâmicas e flexíveis, de modo a assegurar a previsão e prontidão dos meios necessários, no momento oportuno.

Recentemente, a logística demonstrou estar totalmente sintonizada com a área operacional, atendendo plenamente as necessidades das operações de busca e resgate dos destroços do vôo Air France 447 e na Operação Salitre, refletindo um alto índice de disponibilidade dos meios aéreos engajados na missão.

Por intermédio da DIRMAB e de seus Parques, gerenciamos e apoiamos 36 projetos e todo o material bélico empregado pelas aeronaves, artilharia antiaérea e de guarda e segurança.

Novos projetos estão em fase de incorporação, aguardando apenas a do MI-35 (helicóptero russo de ataque), o EC-725 (helicóptero francês) e o P-3A de patrulha marítima.

Por meio da DIRENG, gerenciamos 04 importantes sistemas: de engenharia, de patrimônio, de transporte de superfície e de contraincêndio, os quais prestam o apoio de infraestrutura e propiciam as condições adequadas para o trabalho contínuo de todas as organizações da Força Aérea.

O CELOG é a organização do Comando da Aeronáutica que executa, controla e supervisiona as atividades logísticas de aquisição e distribuição de material e a contratação de serviços necessários ao preparo e emprego da FAB.

O ILA é uma das principais organizações de aperfeiçoamento dos recursos humanos da FAB. Dentre os vários cursos que ministra, destacam-se os cursos realizados à distância, sendo uma referência neste tipo de ensino. Desde a sua criação, já capacitou mais de 30.000 alunos do Comando da Aeronáutica, da Marinha, do Exército Brasileiro, além de outras instituições.

Brevemente, o COMGAP receberá como atribuição a gestão da tecnologia da informação e a consecução dessa política no âmbito do COMAER.

Essa é a nossa logística! O resultado de um trabalho árduo e, muitas vezes anônimo, dos componentes de todas essas organizações do COMGAP. É uma conjugação de idéias e de esforços em busca de objetivos comuns para que continuemos sendo o principal sustentáculo da Força Aérea Brasileira no cumprimento de sua missão constitucional.

Integrantes do COMGAP! APOIAR PARA REALIZAR! Esse é o nosso lema e as palavras de ordem neste momento de júbilo. Este é o rumo traçado e que deverá ser mantido com perseverança e comprometimento em todos os momentos e em cada serviço executado.

A presença dos ex-comandantes do COMGAP continuará sendo a fonte de inspiração para os mais jovens. Por isso, prestamos esta singela homenagem, esperando vê-los sempre junto ao nosso efetivo.

Aos agraciados com a Medalha Militar e com o título de graduado e praça padrão, nossos cumprimentos pelo desempenho e exemplo demonstrados na carreira.

Finalmente, agradecemos a gentil presença das autoridades já nominadas e de todos os militares e convidados que abrilhantam esta solenidade.

Parabéns ao COMGAP pelos seus 40 anos e que o bom Deus continue iluminando o nosso caminho!

Muito obrigado!!!

 

 

Após o encerramento da solenidade, o que se seguiu fui um coquetel no rancho dos oficiais, onde música instrumental ao vivo, reencontro de amigos de Turma e a descontração foram as marcas registradas pelo resto da festa.

 


Brig Ar Ribeiro – Chefe do EMGAP; Ten Brig Ar Leite – Comandante do COMGAP; Sr. Isaac Markman, da Veritas, e Brig Ar Edgard – Diretor do CELOG, durante o coquetel.

 


Flagrante durante o coquetel: D. Rita, esposa do Ten Brig Leite, posa com as amigas.

 


Figura já bem conhecida no meio aeronáutico, Dra. Eli Ribeiro de Britto, Juiza-Auditora da 4ª CJM, em Juiz de Fora, posa com o comandante do COMGAP.

 

Ainda no coquetel, o vice-presidente da Associação de Ex-Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar – AEPCAR -, Ivanir Ferreira Perdigão, fez a entrega de um diploma expedido pela Associação ao Ten Brig Ar Leite, pelo apoio que vem dando àquela entidade durante a sua gestão no COMGAP. Além do 67-160 Perdigão, estavam presentes alguns representantes da Turma de 67 da EPCAR – Turma do Ten Brig Ar Leite: 66-203 Cotecchia, 67-149 Coré, 67-302 Assunção e 67-382 Santos Oliveira.

 


Momento em que o vice-presidente da AEPCAR faz a entrega do diploma ao Comandante-Geral do COMGAP.

 


Entre cinco amigos da sua Turma de 67 da EPCAR, além de outros, o Ten Brig Leite exibe o diploma recebido. À direita, Maj Brig Ar Paes de Barros – Diretor da DIRMAB.

 


Com muito requinte, ao som de teclado, bandolim, contrabaixo acústico e violino, o grupo musical da Positivo Eventos apresentou um belíssimo repertório.

 

Parabéns a todos os que tornaram e aos que tornam o COMGAP a OM tão respeitada pelo que faz; aos organizadores da festa, pela bela cerimônia militar e pelo bom gosto na escolha do cardápio do bufê e do grupo musical; ao seu comandante, Ten Brig Ar Leite, pela maneira sempre eficiente com que vem liderando a corporação; enfim, ao COMGAP, de maneira geral, por esses quarenta anos de apoio e fortalecimento das ações logísticas a que se propõe e leva a bom termo.

 

Texto e Fotos

Santos Oliveira

santos.oliveira.ca@gmail.com


 

= FECHE ESTA JANELA PARA RETORNAR =