55° ANIVERSÁRIO DA EPCAR

Realizou-se no sábado, dia 22 de maio de 2004, a festa de aniversário da EPCAR.
Se o acontecimento por si só já é de relevância, imaginem quando concomitante à comemoração do Dia do Ex-Aluno.
Foi alegria total, por vários motivos: Pela festa em si; pela oportunidade de podermos voltar àquela casa que tantas lições de vida nos deu, e que, por isso mesmo, representa tanto para nós; pelo reencontro com velhos amigos, ex-alunos e professores; e, sobretudo, pela confraternização (eu diria em família) entre os componentes das várias Turmas que lá estiveram, coisa bonita de se ver e que contagia e emociona quem quer que participe de um evento como esse...


“Outdoor” nas proximidades do Cassino dos Oficiais anunciava o aniversário da Escola

Para quem chegou no dia anterior, a noite de sexta-feira ficou por conta de dois acontecimentos:
No auditório da Escola, uma belíssima apresentação do Grupo Vocal Elas por Elas, que deu um show de interpretação com um repertório de bom gosto do cancioneiro da MPB; logo após, no Gino’s, com música ambiente, quem quis foi até lá para jantar, dançar, ou simplesmente para tomar um drinque e reencontrar amigos.
Valeu a pena ter dado uma chegadinha no local!


Grupo Elas por Elas se apresentando no Auditório Brig. Eduardo Gomes

Na manhã de sábado, como previsto, houve celebrações religiosas em locais distintos da Escola.
Em seguida, por volta das nove e meia, ex-alunos, professores e demais convidados se aglomeraram no Salão do Comando.
O ponto alto daquele momento foi o descerramento, pela Turma de 49, de uma placa alusiva ao cinqüentenário da formação de seus Aspirantes Aviadores, em 1954.
Na ocasião um dos membros da Turma - o Cel.-Av. Reno Queiroz Fabiano Alves (49-152) - pediu a palavra e, visivelmente emocionado, fez um retrospecto de como foi a criação daquela instituição militar e da primeira Turma, após três concursos para a complementação da mesma.
Falou do seu orgulho em ter passado pela EPCAR e não conseguiu conter as lágrimas, já no final do seu discurso, ao fazer a afirmação "tudo de bom e de bem que aconteceu na minha vida começou aqui".
O Maj.-Brig. Ênio Russo (49-101), também se manifestou proferindo belas palavras, mas, brincando, disse que não ia se estender para não se emocionar tal como o seu antecessor.
Foi então a vez do Comandante da EPCAR Brig.-do-Ar Valdir Augusto Fogaça tecer alguns comentários e convidar o Maj. Brig. Ênio Russo a descerrar a placa.
Como a sugestão dos membros da Turma de 49 foi que ambos, este último e o Comandante da EPCAR, juntos o fizessem, assim foi feito.
O Cap.- Capelão Messias abençoou a placa e todos nós presentes.
Após o descerramento, o Presidente da AEPCAR, Temístocles Carlos da Luz, aproveitou a oportunidade para fazer a entrega de algumas placas em nome da Associação dos Ex-Alunos; a primeira, à Turma de 49 "A Pioneira" pelos seus 55 anos de união; a segunda, ao Comandante da EPCAR, por reconhecimento; a terceira, aos Oficiais, Praças e Civis pelo empenho na organização do evento (esta placa foi entregue posteriormente, no refeitório dos Oficiais, a um representante). Eis os dizeres das placas:

A AEPCAr
parabeniza a Turma de 49,
A PIONEIRA,
pelos 55 anos de união.
Barbacena - 2004

Ao
Comandante da EPCAr
Brigadeiro-do-Ar
Valdir Augusto Fogaça

Nosso reconhecimento pelo esforço em nos proporcionar momentos de alegria e emoção no 55º aniversário de nossa legendária Escola.
Barbacena, 21 de maio de 2004.

Aos
Oficiais, Praças e Civis da EPCAr

A Associação de Ex-Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar agradece a todos pela dedicação com que se empenharam para a realização da festa do Dia do Ex-Aluno.
Barbacena, 22 de maio de 2004.


A Sala do Comando, pouco antes do descerramento da placa comemorativa


Momento do descerramento da placa


E assim ficou a placa comemorativa


Enquanto é anunciada a entrega da próxima placa,
o Cel.-Av. Reno exibe a que recebeu da AEPCAR em homenagem à sua Turma.


Orgulhosos os da Turma de 49 posam para uma foto, em frente à placa descerrada


Brig. Fogaça também recebe da AEPCAR uma placa

É chegada a hora da formatura no Pátio da Bandeira.
O Diretor-Geral de Ensino da Aeronáutica, Ten.-Brig.-do-Ar William de Oliveira Barros, dá início à solenidade passando a tropa em revista.


Em seguida, sobe ao palanque acompanhado das seguintes autoridades:
Maj.-Brig.-do-Ar Paulo Hortênsio Albuquerque e Silva, Vice-Diretor de Ensino da Aeronáutica;
Brig.-do-Ar Wagner Santilli, Sch Op do EMD;
Cel.-Av. Jorge Luiz Fülöp, Comandante da EAOAR;
Cel.-Inf. Jorge da Conceição, Cmt do 11° Batalhão de Infantaria – S. J. Del Rey;
Ten.-Cel. PM Maciel José Ferreira Dornelas, Cmt do 9° Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.

AUTORIDADES CIVIS
Samuel Malafaia, Deputado Estadual do Rio de Janeiro;
Célio Copati Mazoni, Prefeito Municipal de Barbacena;
Dra. Eli Ribeiro de Britto, Juíza Auditora da 4ª Circunscrição Judiciária Militar;
Dr. Amarílio Augusto de Andrade, Presidente da Câmara Municipal de Barbacena


Ten.-Brig. William passa a tropa em revista

O Brig. Fogaça e o Deputado Samuel Malafaia são convidados a descer do palanque para que este último, em nome da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro – ALERJ - faça a entrega da MEDALHA TIRADENTES à EPCAR, alí representada e recebida pelo atual Comandante da Escola.
Ato contínuo, outras homenagens são feitas. Primeiro, aos Ex-Comandantes da EPCAR, Ten.-Brig. William e Brig. Santilli, que recebem do atual Comandante seus Bastões de Comando; logo após, aos Ex-Alunos, com entrega aos mesmos de um belo boton alusivo ao Aniversário da Escola.


Representando a EPCAR, Brig. Fogaça recebe a Medalha Tiradentes


Ten.-Brig. William no momento da recepção do Bastão de Comando


Brig. Santilli também recebe seu Bastão


Ex-Alunos recebem boton comemorativo

Procede-se a leitura da Ordem do Dia:

55° ANIVERSÁRIO DA EPCAR
NA OCASIÃO EM QUE COMEMORA MAIS UM ANIVERSÁRIO, A ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES-DO-AR PERMANECE, MAIS QUE NUNCA, FIEL À SUA NOBRE MISSÃO DE PREPARAR PARA O FUTURO OS JOVENS DO BRASIL.
A CELEBRAÇÃO DESSE EXPRESSIVO EVENTO, QUE UNE O PASSADO AO PRESENTE, NOS REMETE ÀQUELE 21 DE MAIO DE 1950, OCASIÃO EM QUE O CURSO PREPARATÓRIO É TRANSFORMADO EM ESCOLA PREPARATÓRIA, ESTABELECENDO SÓLIDAS RAÍZES, NUTRIDAS PELO IDEAL DE TRABALHAR, COM TODAS AS ENERGIAS, EM PROL DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA E DA PÁTRIA.
ESCULPIDA ENTRE AS COLINAS DA MANTIQUEIRA E UM CÉU AZUL DE ANIL, PARECE DESAFIAR OS VENTOS QUE TRANSPORTAM, DE NORTE A SUL, DE LESTE A OESTE, UMA CRISE SEM PRECEDENTES DO SISTEMA EDUCACIONAL DO PAÍS.
COM ESSA CONSCIÊNCIA, A EPCAR VEM APRIMORANDO O SEU CURRÍCULO, PROCURANDO ELABORÁ-LO DE FORMA A MANTER O EQUILÍBRIO ENTRE VALORES FUNDAMENTAIS, HABILIDADES E CONHECIMENTOS, COM ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DE MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS, À HARMONIA ENTRE HUMANISMO E TECNOLOGIA, EM CONSONÂNCIA AO QUE É EXIGIDO PELO CONTEXTO ATUAL, SEM PERDER DE VISTA AS EXPECTATIVAS DO COMANDO DA AERONÁUTICA E DA SOCIEDADE EM GERAL.
TRANSPORTANDO ESSES CONCEITOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PROPÕE-SE A MUDANÇA DAS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS, DAS ESTRATÉGIAS E DAS TÉCNICAS DIDÁTICAS E, AINDA, DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO. O QUE QUEREMOS É UMA ESCOLA DE QUALIDADE, CONSTRUÍDA POR DIRETORES DE QUALIDADE QUE OBTÊM O ENVOLVIMENTO E O ENTUSIASMO DA COMUNIDADE ESCOLAR, E POR PROFESSORES DE QUALIDADE QUE, COM COMPETÊNCIA, INTERESSE E BEM QUERER, ORIENTAR A TRANSFORMAÇÃO DE SEUS CLIENTES EM ALUNOS DE QUALIDADE.
PARA TAL, O ESFORÇO E DEDICAÇÃO DE HOMENS E MULHERES TÊM SIDO FUNDAMENTAIS PARA A SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES IMPOSTAS PELO MUNDO MODERNO, QUE ESTÁ A EXIGIR, CADA VEZ EM MAIOR GRAU, O DOMÍNIO DO CONHECIMENTO, FATOR DE INDEPENDÊNCIA E COMPONENTE ESSENCIAL DA REALIDADE ATUAL E FUTURA.

AOS PIONEIROS E ANTECESSORES, A CADA UM DOS QUE POR AQUI PASSARAM, RENDEMOS UM PREITO DE GRATIDÃO AO MESMO TEMPO EM QUE, COMO CONTINUADORES DESSA MARAVILHOSA OBRA, RENOVAMOS O COMPROMISSO DE PREPARAR OS NOSSOS JOVENS ALUNOS PARA, MAIS TARDE, COMO PILOTOS, NA PAZ OU GUERRA, LEVAREM, BEM PARA O ALTO, O PENDÃO DA NOSSA TERRA.
PARABÉNS, ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES-DO-AR PELOS BONS FRUTOS QUE TENS PRODUZIDO! TU ÉS A ANIVERSARIANTE, MAS O PRESENTE SOMOS NÓS QUEM GANHAMOS DE TI E ESTE FAZEMOS QUESTÃO DE CARREGAR, PARA SEMPRE, EM NOSSOS CORAÇÕES.

Na ocasião é anunciado que o Prefeito de Barbacena encaminhara ao Presidente da Câmara Municipal a mensagem nº 023/04-GPB, de 21 de maio de 2004, com a propositura de lei que visa instituir no Município o "Dia do BQano" a ser comemorado todo dia 21 de maio, data do aniversário da Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

Após ser lida a Ordem do Dia, alunos dos três Esquadrões da EPCAR dão seus Gritos de Guerra. Suas vozes ecoam no Pátio da Bandeira.

É anunciado o desfile e somos avisados que primeiramente os Ex-Alunos desfilarão com toda a tropa do Corpo de Alunos, e em seguida, somente nós, com uma parada obrigatória em frente ao palanque. Assim é feito. Tendo à frente os Pioneiros da Turma de 49 lá vamos nós, garbosos e cheios de vibração. Entre nós marcham os Brig. Santilli e Fogaça. O público aplaude e nosso coração bate forte. Parece ser a primeira vez.
Termina o desfile e, após o "fora de forma", é dada por encerrada a solenidade militar.


Pouco antes do desfile conseguimos reunir, mais uma vez, os representantes do grupo dos Pioneiros de 49

Somos, então, todos, civis e militares, parentes e amigos, convidados para um coquetel no Refeitório dos Oficiais e no pátio contíguo ao mesmo também, onde uma grande Tenda Árabe foi montada.


Durante o coquetel muitos preferiram a Tenda Árabe ao refeitório

À noite, quem ainda teve disposição foi ao Gino’s. Música ao vivo, muita alegria e descontração foram a tônica do momento. Os comes e bebes ficaram por conta e risco de cada um...


No Gino’s, enquanto uns dançavam, outros preferiram colocar as conversas em dia...


... como no caso destes BQanos


Veteranos da Turma de 57 “não deixaram a peteca cair”. Estiveram lá, firmes e fortes!

No domingo, pela manhã, vários BQanos eram vistos fechando suas contas nos hotéis, ou se preparando para assistirem a missa dominical, ou, ainda, se preparando para fazerem uma visita à cidade histórica de Tiradentes.

Em tudo e por tudo deixamos aqui os nossos sinceros agradecimentos a todos os que, direta ou indiretamente, contribuíram para que a festa fosse o que foi.
Em particular, agradecemos ao Comandante da EPCAR por ter-nos proporcionado momentos de rara emoção e alegria, bem como, sobretudo, ao efetivo da EPCAR pelo carinho com que fomos tratados, fazendo-nos sentir que o trabalho que realizam vai além da simples obrigação, por ordem superior.

A todos, nossos protestos de estima, reconhecimento, respeito e admiração.

67-382 Santos Oliveira

= FECHE ESTA JANELA PARA RETORNAR =