AEPCAR

AEPCAR - Associação dos Ex-Alunos da
Escola Preparatória de Cadetes do Ar

“A UNIÃO PERPETUA O PASSADO”

Em 14 de setembro de 1994, conforme decisão e aprovação de 212 Ex-Alunos da EPCAR, em memorável Assembleia Geral realizada na Sede do Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro, foi fundada a AEPCAR, com Sede Histórica na Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

Na ata, foram registradas as motivações que levaram a esta iniciativa, concretizando um sonho acalentado por muitos que trazem na mente e no coração a inesquecível EPCAR.

Os Ex-Alunos são pródigos em palavras de reconhecimento por tudo que aquele excelente Educandário representa para eles (militares e civis), interpretando que ele tem a nobre missão de moldar o caráter de jovens para torná-los homens de bem.

Precedeu àquela convocação a formação de um Comitê Organizador, integrado pelos idealistas Alunos 50-031 Cavalcante, que cedeu seu escritório na Cidade do Rio de Janeiro, para a instalação da Sede Administrativa da Associação; 50-036 Neri, responsável pela elaboração da minuta do Estatuto; 53-057 Sawzuk, mobilizador dos colegas militares; 67-136 William, mobilizador dos colegas civis; e 69-024 Pontes, idealizador da entidade e coordenador dos complexos trabalhos de registros legais. Todos mantiveram intensos contatos com autoridades da Aeronáutica, associações congêneres e representantes de turmas. Outros oito Ex-Alunos, em Comissão Especial, elaboraram a redação final do Estatuto da Associação.

Também foram relevantes os trabalhos de implantação da nova entidade, a cargo dos Sócios eleitos para a primeira Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo, e do Conselho Fiscal.

O Estatuto da Associação sofreu alterações para o seu aperfeiçoamento, sendo mantida inalterável a missão: a AEPCAR é uma entidade civil, de caráter não lucrativo, que tem por objetivo precípuo a preservação das suas atividades historicamente desenvolvidas no decorrer de sua existência, o convívio fraterno, a solidariedade mútua no âmbito social e a participação em atividades cívicas, humanitárias, educacionais, culturais, recreativas, cooperativas e desenvolvimentistas.

Estreitando laços fraternos de colaboração, atualmente a AEPCAR tem a sua Sede Administrativa instalada no Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro, na Praça XV.

Atualmente a AEPCAR conta com cerca de 1500 Associados.

Temos a honra de ter como Associados diversos Ex-Cadetes, que não foram Alunos da EPCAR, mas que assimilaram a união das Turmas de BQ a que foram incorporados.

Diversos Professores da Escola fazem parte da AEPCAR, dentre eles o saudoso Professor Sebastião de Oliveira Baumgarthe a saudosa Professora Isa Maria França Sette Pinheiro.

No ano de 2017, um marco foi plantado na história da EPCAR, com o ingresso das pioneiras 20 Alunas no Corpo de Alunos da Escola. Exigindo, desde 1982 grande preparo do Comando da Aeronáutica; da Diretoria de Ensino da Aeronáutica; do Comando da EPCAR, dos seus Oficiais, Graduados, Praças, e dos demais Alunos para esta mudança, visando que esse delicado processo fosse o mais natural possível.

A Associação de Ex-Alunos da EPCAR, atenta ao ingresso das Alunas na Escola já conta com Senhoras em seu Quadro de Associados e está buscando as necessárias ações para acolher as Ex-Alunas da Turma Pastor (2017) e as das futuras Turmas.

Mensalmente ocorre no CAER Praça XV o almoço para confraternização de cada Turma de Ex-Alunos. E no CAER Barra da Tijuca o almoço de confraternização Interturmas de Ex-Alunos.

As ações da AEPCAR têm como propósito a união, o encontro e o congraçamento dos Ex-Alunos e dos Amigos da EPCAR.

AEPCAR


Associação dos Ex-Alunos da Escola Prepraratória de Cadetes do Ar - AEPCAR
Todos os Direitos Reservados
Jocimar Pequeno - 2024